fbpx

Sobre

Lívea é arquiteta, especialista em Design Biofílico, mestre em ambiente construído e certificada LEED® Green Associate™ pelo Green Business Certification Inc. (GBCI) e  HBC PRO (Healthy Building Certificate qualified and certified professional). Trabalha na integração da natureza ao ambiente construído como forma de (re)conectar as pessoas à sua essência levando saúde, bem-estar e qualidade de vida para cada um. Para isso, desenvolve seus trabalhos com base em estudos científicos de Design biofílico e sustentabilidade.

Acredita que o conhecimento deva estar à serviço das pessoas e não vê a arquitetura como um objeto de luxo, mas uma necessidade de todos. Como parte deste movimento de democratização da arquitetura, Lívea oferece tanto os serviços de consultoria quanto de projetos completos.

Aplica em seus projetos os 5 “Rs” da sustentabilidade, Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Acredita no consumo consciente, e assim, privilegia e busca aproveitar ao máximo o que o cliente já possui.

Sobre

LEED Green Associate

Afinal, o que é biofilia?

O termo Biofilia vem do grego bios, vida e philia, amor, que literalmente significa “amor pela vida”.
A Biofilia é aquela necessidade inata que o ser humano tem de estar em contato com a natureza. Como somos parte da natureza este contato nos (re)conecta à nossa essência e traz benefícios essenciais para nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Como nos dias de hoje 55%* da população mundial vive em áreas urbanas e passamos em média 90%** do nosso tempo em ambientes fechados, as pessoas estão cada vez mais afastadas da experiência benéfica dos sistemas e processos naturais, o que prejudica diretamente sua qualidade de vida. Neste contexto, o design biofílico ou arquitetura biofílica, como também vem sendo chamado no Brasil, surge como uma necessidade para estabelecer uma integração da natureza aos ambientes construídos, gerando uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

* Dado disponibilizado pela ONU em 2019.
** Dado disponibilizado em The National Human Activity Pattern Survey (NHAPS): A Resource for Assessing Exposure to Environmental Pollutants, por Neil E. Klepeis et al. Publicado por Lawrence Berkeley National Laboratory, 2001.